domingo, 19 de junho de 2011

A viagem

Em março de 2012, vou pegar minha mochila e cair no mundo, ou melhor (Na América do Sul)... Pretendo passar 27 dias viajando por 3 países: Chile, Bolívia e Peru. O princípio da Geografia diz que é preciso conhecer em primeiro lugar o seu local de origem e gradativamente ir ampliando os horizontes.

Quando criança viajei pelos 3 estados da região Sul com meus pais, cresci e com o passar dos anos fui descobrindo as outras regiões, aos 18 anos viajei de ponta a ponta do Brasil, morei um ano no Amapá (Amazônia Legal), passei pelos estados do Centro-Oeste e voltei ao Sul,  pouco tempo depois conheci São Paulo, a capital da América do Latina e o Rio de Janeiro cidade Maravilhosa.

Resido a 7 anos em Curitiba e ano passado iniciei um projeto piloto: Viajar pela América do Sul, pois antes de "Conquistar"  Europa, América do Norte, Ásia, Africa e Oceania preciso conhecer um pouco mais do meu próprio continente e ganhar experiência aos poucos.

Ao planejar esta viagem com o auxilio de outras pessoas na internet e no meu dia-dia de trabalho, sinto grande vontade de compartilhar com todos o que estou vivenciando, para dar continuidade a este grande fluxo de informações que movimenta nós todos na direção dos nossos sonhos. 

Assim como outros projetos da minha vida, tirei do plano mental, comecei a planejar e como uma bola de neve, as idéias estão aumentando, outras pessoas se envolvendo e tenho certeza que um dia estarei com um projeto avançado o suficiente para contribuir com muitas pessoas que assim como eu possuem dentro de si o desejo latente de ampliar seus horizontes, seja no universo físico ou no mental.

A Minha vida é uma viagem !


Fernando M. Cardozo       

Preparando o Roteiro

Para definir o roteiro, parti do suposto que a viagem vai durar 27 dias e vou passar por 3 países, logo tenho 9 dias em cada país. Conforme algumas experiências relatadas no Mochileiros.com, na prática pode não ser bem assim, pois posso querer conhecer algum lugar diferente ou até me engraçar con una chica-caliente (rs), o que pode fazer com que eu altere um pouco a rota na hora =).

Para criar este roteiro fiz muitas pesquisas com pessoas que já foram e ralataram em fóruns, pesquisei também em agências que vendem pacotes turísticos e falam detalhadamente os roteiros, uni aos locais que quero conhecer e a princípio ficou assim: 


07/03/2012 - Bra - Afonso Pena até Chi - Calama (Avião)
08/03 - Calama para San Pedro de Atacama (Van)
09/03 - Bikking no Deserto e pernoite em Hostel
10/03 - Bikking no Deserto e pernoite em Hostel
11/03 - Bikking no Deserto e pernoite Acampado
12/03 - Bikking no Deserto e pernoite Acampado
13/03 - Deserto de carro e pernoite em Hostel
14/03 - Deserto de carro e pernoite em Hostel
15/03 -  Chi -  San Pedro de Atacama até Bol - Uyuni
16/03 - Salar de Uyuni e pernoite em Hostel
17/03 - Salar de Uyuni e pernoite Acampado
18/03 - Laguna Verde e Laguna Colorada pernoite Hostel
19/03 - Vulcão Lincabur e pernoite Hostel
20/03 - La Paz pernoite em Hostel
21/03 - Downhill em Coroico pernoite em Hotel
22/03 - Copacabana
23/03 - Lago Titicaca e Islas
24/03 - Bol - Copacabana para Per - Puno
25/03 - Puno - Ilha de Uros
26/03 - Cuzco - Pernoite em Hostel
27/03 - Treking Trilha Inca Salkantay
28/03 - Treking Trilha Inca Salkantay
29/03 - Treking Trilha Inca Salkantay
30/03 - Treking Trilha Inca Salkantay
31/03 - Treking Trilha Inca Salkantay
01/04 - Machu Pichu
02/04 - Per Cuzco -  Bra Foz do Iguaçu




Nos próximos posts, vou entrar em detalhes sobre porque quero fazer esta viagem por estes países e falarei baseado em pesquisas sobre cada um destes locais que pretendo passar.




Documentação

Neste post vou abordar qual a documentação necessária para realizar este roteiro, o que estarei levando, o que terei que providenciar em cada país, custos aproximados e como fazer.

Devido a um acordo internacional, pessoas com origem da América do Sul, não precisam apresentar passaporte  para entrarem nos países que passarei, basta ter um documento de identidade válido e em bom estado emitido pelos institutos de identificação das polícias civis dos estados brasileiros, qualquero outro documento, mesmo aqueles que são aceitos em território nacional como identidade, por exemplo ( Carteira de associações profissionais, de ministérios, inclusive militares, ou emitido pelos poderes Executivos, Legislativo ou judiciário da União ou dos estados que não os órgãos da polícia civil, NÃO são aceitos.

Em cada aduana ou "migraciones" será feito um documento chamado "permisso" que deverá ser apresentado junto com a identidade dentro de cada país se for solicitado, ao sair do território o "permisso" também precisará ser apresentado.

Resolvi fazer o passaporte mesmo não precisando, pois pretendo fazer outras viagens nos próximos anos para Europa, América do Norte, Ásia e Oceania... e nestes lugares o passaporte para nós Latino-americanos é obrigatório. 


Em alguns países (Áreas de risco), é exigido a carteira de vacinação Internacional, que pode ser adquirida em  aeroportos de todo o país a partir da carteira nacional e um cadastro prévio no Ministério da Sáude. A Bolívia e o Peru exigem a carteira de vacinação, além de ter que receber uma agulhada para Febre Amarela com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem, por isso estará incluso na minha documentação.


  

Lista de Acessórios

Para criar esta lista, pensei nas mais variadas situações que posso enfrentar na viagem. Sei que será difícil não passar nenhum "Perrengue" , mas quero diminuir a possibilidade, tentando não esquecer de nada. A lista de equipamentos é grande e o espaço na mochila limitado, nós homens normalmente não temos muita dificuldade em conciliar objetivo e espaço rs, mas para a viagem vou ter que encorporar um pouco este aspecto feminino de prevenção.

Em outros Posts vou falar um pouco sobre como estes acessórios podem ser úteis na prática, publicar fotos, preços e vídeos e explicar porque considero cada um a melhor opção.



Clique no produto abaixo para ver a foto, detalhes e preço:


- 1 Money Belt Deuter
- 1 Thermolite Reactor Liner Sea to summit
- 1 Bastão de caminhada Kailash
- 2 Cobertores de emergência Cohglans
- 2 Suuns
- 1 Clorin
- 1 Câmera fotográfica
- 1 Câmera Filmadora

Vestuário adequado

Considero este, um dos pontos mais importantes do planejamento, pois passarei por 3 países com características diferentes de clima e relevo: deserto, andes, floresta, lagos etc...Para quem não conhece as tecnologias que temos atualmente e pretende viajar para lugares com características climáticas diferentes, aconselho muito a ler os posts relacionados a este assunto, pois entrarei em detalhe sobre como cada peça de roupa pode dar mais conforto, economia de espaço, economia energética e muitas vezes até impedir uma doença.


O deserto mais árido e alto do Planeta apresenta variações de temperatura que podem ir de 40º C de dia a 0º C durante a madrugada, sol escaldante e vento gelado, na Bolívia, Salar de Uyuni com temperaturas que podem chegar a -20º C, altas montanhas e lagos, no Peru floresta fechada, chuva, frio e montanhas. Estas condições podem ser enfrentadas por qualquer pessoa saudável, mas como mencionei acima, conforto, economia de espaço e energia são fundamentais em uma viajem cujo objetivo é aproveitar ao máximo cada instante, com o mínimo possível de preocupações.



Mais do que nunca, estas ocasiões exigem um "traje" especial em cada uma delas, vou então descrever nos próximos posts estas roupas mais detalhadamente.



Vestuário para frio

Composição para frio próximo ou abaixo de 0 °C


Primeira Camada:


É composta pela "Under Wear" ou Segunda-pele. É uma roupa especial fabricada em Poliéster e Elastano, que tem por objetivo absorver da pele a água e os sais mineiras vindos da transpiração, otimizando o funcionamento dos nossos poros, proporcionando então um melhor funcionamento do metabolismo na geração de calor. As marcas mais avançadas aplicam partículas de prata nos fios do tecido que neutralizam a formação das bactérias causadoras do mau-cheiro, podendo ser usadas por vários dias sem lavar, economizando espaço em sua mochila e quando precisam ser lavadas, secam muito mais rápidos que os tecidos convencionais. Meias, luvas, calças, blusas, camisetas e gorros podem ser encontrados na Acampar.


Segunda Camada:

É considerada " A melhor amiga da segunda-pele, pois retém o calor do corpo mantendo você aquecido por mais tempo, da continuidade no fluxo do suor para fora e normalmente são chamados de Fleeces, este produto é muito mais eficiente que uma blusa de lã tanto em relação ao calor quanto ao conforto e secagem, pois da mesma forma que a underwear, seca muito rápido, o espaço ocupado varia de acordo com a espessura do fio, mas normalmente não ocupa muito espaço. Também são fabricados gorros, luvas, cachecóis, coletes e calças com esta tecnologia e podem ser encontrados na loja Acampar. 


Terceira Camada:

Protege contra as imtempéries: Chuva, vento, neve etc... Considerada a camada mais técnica, precisa impedir a entrada de água e vento ao mesmo tempo que permite a conclusão do transporte de água e sais minerais do corpo para o meio ambiente. Mas como isso é possível ?
Com o avanço nas pesquisas em nanotecnologia das últimas décadas, foram criadas micro-membranas com poros menores que as moléculas da água em estado líquido (chuva), mas maiores que as moléculas dos sais minerais e água em estado gasoso (transpiração).Sã chamados de Anoraks e alguns deles possuem o fleece indexado e destacável dentro.





Finanças

O valor que pretendo investir neste projeto é bem acima do mínimo necessário para uma viagem por esse tempo passando por estes países, porém vou adquirir muitos equipamentos e roupas que serão utilizados em futuros projetos e como terei que partir praticamente do zero, a brincadeira não vai ficar tão "barato" como gostaria.


Tirando isso não vou esbanjar na alimentação e hospedagem, mas pretendo me alimentar bem apreciando a culinária local de cada região, pousar em albergues e eventualmente algum hotel. 

O que coletei de informações me mostra que os gastos básicos (Alimentação, estadia e transporte) na Bolívia e Peru são muito baixos, mas no Chile são altos, é possível fazer um câmbio justo do Real pela moeda local sem precisar de dólares em qualquer dos países.

Vou procurar promoções de passagens aéreas comprando os bilhetes com antecedência suficiente para conseguir alguma economia, fora isso acredito que não tem muito milagre, mas estou aberto a sugestões sobre como economizar.

Na sequência dos Posts vou detalhando os gastos que terei antes de embarcar e se tiver alguma alteração mudarei estes valores iniciais:







  • Passagens aéreas: R$ 1.500,00
  • Passagens terrestres: R$ 400,00
  • Estadia em Albergues e Hotéis: R$ 800,00
  • Alimentação: R$ 700,00
  • Agências de turismo: R$ 800,00
  • Documentação: R$ 300,00
  • Equipamento e vestuário: R$ 3.000,00
  • Outros/Reserva: R$ 500,00
Total: R$ 8.000,00

Realizar um projeto pessoal em conjunto com um profissional: Não tem preço !